.
JUROS NÃO MUDAM



O Banco Central Europeu anunciou nesta quinta-feira, dia 8, a manutenção de todas as principais taxas de juros para a Zona do Euro, como o esperado. A taxa segue em 0,75%, a taxa sobre a linha de crédito marginal em 1,50% e a taxa que incide sobre depósitos continua em 0%.

Fraca, mas não recessiva
Para o presidente do BCE, Mario Draghi, a economia da Eurolândia continua fraca, estando o banco pronto para intervir em "cenários extremos", sem, contudo, estar prevista nova recessão.

Juros britânicos
O Banco da Inglaterra também manteve a taxa básica de juros do país em 0,5% e o programa de compra de ativos em 375 bilhões de libras. Em nota oficial, o BC britânico diz que suas mais recentes projeções de inflação e atividade aparecerão no relatório de inflação, a ser publicado no dia 14. A ata da reunião sairá dia 21.

Balanço de setembro
Três novos poços entraram em produção em reservatórios do pré-sal no campo de Baleia Azul, operado pela Petrobras, informa o relatório de setembro da ANP. Agora são 13 e, entre os mais recentes, um já está entre os 30 maiores, com média de produção de 15,6 milhões de barris equivalentes de óleo por dia, e há mais 7 na lista dos maiores.

Pré-sal
A produção média do pré-sal registrou recorde, com 182,6 Mbbl/d de petróleo e 5,9 MMm3/d de gás natural, totalizando 220,1 Mboe/d, aumento de 8,3% em setembro sobre o mês anterior. Foi o terceiro mês consecutivo com produção média acima de 200 mil barris de óleo equivalente por dia.

Óleo & gás
A produção média de gás natural no Brasil foi de aproximadamente 71,7 MMm3/d, com aumento de 9,9% sobre a de um ano antes. E a produção média de petróleo no país foi de 1.924 Mbbl/d, com queda de 4% no mês. A maior parte do petróleo (89,9%) e do gás natural (76%) foi obtida de campos marítimos. E 94% da produção total veio de campos operados pela Petrobras.

Gastômetro
Depois do Impostômetro, começará a funcionar o Gastômetro, dispositivo de informações sobre a aplicação de recursos públicos no país, iniciativa da Associação Comercial de São Paulo e da Facesp, federação que reúne 420 associações comerciais paulistas. O Gastômetro, segundo nota das entidades, dará informações sobre aplicação de recursos em todo território nacional, para facilitar a fiscalização e o acompanhamento pela população, visando maior transparência em todos os seus níveis de atuação.

TI na mira 1
Com 33 transações entre julho e setembro, o setor de tecnologia da informação foi o campeão de fusões e aquisições este ano, informa a consultoria KPMG. No mesmo período de 2011, o número ficara na metade disso, com 16 operações. Desde janeiro, foram 83 operações este ano e 62 no anterior. No total dos segmentos cobertos pela pesquisa, TI ficou com 13%.

No ano
A Pesquisa de Fusões e Aquisições da KPMG no Brasil é trimestral e apura as operações de fusões e aquisições efetivamente concluídas e divulgadas envolvendo empresas no presente no país. Analisou 640 negócios entre janeiro e setembro, ou 5,6% mais que no último ano, de 43 diferentes segmentos.

TI na mira 2
Nos negócios em TI este ano, 16 empresas estrangeiras compraram organizações brasileiras e outras 6 compraram participação no capital de organização estrangeira estabelecida no Brasil, além de 11 transações domésticas.

Exportação maior
Informa a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios: o faturamento do setor com exportações soma cerca de US$ 5 bi, com aumento de 17% sobre o do ano anterior, no período de janeiro a setembro. Esse crescimento acima do esperado permite antecipar para 2014 a meta de US$ 1 bi em exportações antes prevista apenas para 2015.






7 novembro 2012

(08/11/2012)